quarta-feira, 30 de junho de 2010

NEUROBIÓTICA

Conheça as atividades que ajudam a manter a mente sempre ativa com a Neurofitness: Exercício para o cérebro.


Essa técnica surgiu há alguns anos nos Estados Unidos e vem sendo difundida em todo o mundo, principalmente no Brasil. Consiste em trabalhar a mente através de atividades que fujam da rotina diária, por isso, as tarefas aplicadas são diferentes.
O termo neurobiótica,neuróbica ou neurofitness foi cunhado por Lawrence Katz e Manning Rubin e significa uma nova forma de exercício cerebral projetada para manter o cérebro ágil e saudável, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios, para se manter a saúde geral do cérebro durante toda a vida, e em especial, quando se envelhece.
Eles descobriram que o cérebro tem uma capacidade extraordinária de adaptar-se diante de novos estímulos e mudar o padrão de suas conexões, ou seja, aquilo que, pela rotina não era usado, passa agora ser estimulado. A proposta da neurobiótica é você fazer tudo aquilo que possa contrariar as rotinas, dando um drible no cérebro, obrigando-o a um trabalho adicional ou seja, passando a fazer coisas que não são habituais.
O tratamento da neurobiótica propoem a mudança da rotina e ajuda a mente a se manter jovem sempre. Afinal, quanto mais ativas ficam as várias regiões do cérebro, mais fortes e saudáveis se mantem suas células.
Hoje existe Academia de Neurofitness e é composta por uma série de exercício mentais, orientados para estimulação das funções cognitivas superiores tais como: Pensamento linear, tomada de decisões, aprendizagem, memória, inteligência, planejamento, criatividade, reflexão, autoconsciência, harmonia emocional entre outros.
Você concerteza passou parte da vida ouvindo que atividade física é fundamental para a saúde.Provavelmente nunca ocorreu à maioria de nós que o cérebro igualmente necessita de malhação e, quanto mais envelhecemos, maior atenção deve ser dada às nossas conexões nervosas.
Exercitar-se faz bem para o corpo e para o cérebro em qualquer idade. O exercício melhora o condicionamento circulatório cerebral, libera substâncias como a endorfina, causando uma sensação de satisfação e bem estar e aumentando a capacidade de concentração, além, disso, previne doenças que afetam diretamente a memória, como a doença de Alzheimer.
Quer praticar a Neurofitness agora mesmo? Então vamos realizar alguns exercícios indicados abaixos e lembre-se de praticá-los no mínimo 3x por semana.
  • Começe mudando o seu relógio para o outro braço e tente permanecer com ele o dia todo;
  • Escreva seu nome completo, ou um parágrafo de um artigo com a mão contrária a que você escreve;
  • Troque de mão para escovar os dentes;
  • Vista-se de olhos fechados;
  • Ande pela casa de trás para frente;
  • Escolha uma peça na sua gaveta de olhos fechados;
  • Veja as horas pelo espelho;
  • Estimule o paladar, coma coisas diferentes..
  • Indico assitir o vídeo e saiba mais sobre o tema clicando: http://veja.abril.com.br/multimidia/video/estimule-memoria-cerebro
" A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original". (Albert Einstein)

                             Saúde e Paz!
                        Profª. Joana Angélica


Artigo palestrado na III Jornada Pedagógica  do Municipio de Jacobina-Bahia-Brasil em 2010 na Oficina: "Cuidando de quem Cuida", pelas Educadoras Físicas: Joana Angélica e Luciana Nobre.

Referências:
  • ALFA Associação da Família Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário