Quantas vezes você já mediu sua agilidade e o equilíbrio mecânico?
A série de testes abaixo vão ajudar a avaliar o funcionamento do organismo e do intelecto.
FAÇA OS TESTES COM TODA A FAMÍLIA E COMPARE OS RESULTADOS !!!
A série de testes abaixo vão ajudar a avaliar o funcionamento do organismo e do intelecto.
FAÇA OS TESTES COM TODA A FAMÍLIA E COMPARE OS RESULTADOS !!!
TESTE 1: CONTAR PALAVRAS
Este teste mede a fluência verbal, a organização mental e a memória de curto prazo. Fazê-lo é simples, basta contar, por 1 minuto, quantas palavras começando com a letra F você consegue dizer. Depois, faça a mesma coisa com as letras A e S. Não vale usar substantivos próprios, repetir ou contar variações da mesma palavra ( por exemplo, se você usou "fazer", não pode usar " fizemos" também).
Resultado:
Em média, pessoas de até 59 anos de idade listam 42 palavras. Quem tem de 60 a 69 consegue cerca de 38,5. De 70 a 79, cerca de 35. De 80 a 89, 29. E dos 90 aos 95 anos, 28 palavras. Ao contrário de outras habilidades, o vocabulário é aperfeiçoado com a maturidade, mas a idade avançada pode ser um empecilho.
TESTE 2: MARCHANDO
Este é um teste que ajuda a avaliar a propriocepção. Propriocepção é o seu senso de localização em relação do que o cerca.
Por 30 segundos, feche os olhos e marche sem sair do lugar. Depois abra os olhos e veja se você realmente continuou onde estava ou acabou se movendo.
Resultado:
Se você saiu do lugar ou virou para outra direção, sua propriocepção pode estar prejudicada. Ela nos ajuda a fazer duas coisas ao mesmo tempo, sem olhar. Esta habilidade é usada, por exemplo, quando se abre um armário da cozinha ao mesmo tempo em que se observa uma panela de água começando a ferver, ou quando se mantém os olhos na rua enquanto se liga o pára-brisas. A propriocepção diminui conforme se envelhece, mas pode ser melhorada trabalhando o equilíbrio.
TESTE 3: LISTA DE COMPRAS
Este teste ajuda a medir a memória de curto prazo.
Observe a lista de compras abaixo, com 20 itens.
2 fatias de carne
300 g de presunto
1 salame
500g de gorgonzola
1 kg de arroz
1 kg de tomates
2 molhos de alface
2 kg de ameixas
2 latas de pêssegos em calda
1 garrafa de água
1 kg de açúcar
4 sanduíches
10 pães
1 caixa de fósforos
3 envelopes brancos
1 pacote de biscoitos
1 garrafa de detergente
1 caixa de leite
2 coxas de frango
1 jornal
Agora, estude cuidadosamente a lista por 5 minutos e depois, "sem colar", veja quantos itens ( e suas quantidades) você consegue lembrar, escrevendo-os em uma nova lista.
Resultado:
Geralmente, pessoas de 60 a 80 anos se lembram de 9 itens. Este teste é baseado em um estudo sobre envelhecimento e a memória do dia-a-dia que mostrou que a prática pode melhorar a memória.
TESTE 4: FAÇA UMA POSE
Esta avaliação ajuda a medir o equilíbrio.
Tente se equilibrar em um pé só, de olhos fechados.
Pessoas destras devem levantar a perna esquerda e canhotas, a direita. Mantenha o pé a cerca de 15 cm. do chão e o joelho em um ângulo de 45graus. Quando estiver na posição, comece a contar. Assim que começar a balançar, abra os olhos ou toque o chão e pare o cronômetro.
Faça isso três vezes e tire a média do seu tempo.
Resultado:
Quem tem mais de 50 costuma se manter assim por 9 segundo.
Depois dos 60 anos, 7 segundos. E quatro segundos , após os 70.
A habilidade de manter o equilíbrio pode ser uma ótima indicação do risco de futuras quedas.
Vale lembrar que os testes foram desenvolvidos por psicólogos, médicos, sites e pesquisas, etc. Portanto, não são testes com alto valor científico, mas os resultados podem apontar o que está bom e o que ainda pode ser melhorado. Buscando sempre manter o corpo e a mente em equilibrio!
Saúde a todos!!!
Matéria adaptada do site http://www.maisde50.com.br/