segunda-feira, 20 de maio de 2013

HIDRO CIRCUITO

A HIDRO CIRCUITO tem como principal característica trabalhar vários grupos musculares na mesma aula de forma criativa, dinâmica e divertida. Como já sabemos, os exercícios na água não oferecem impacto para as articulações,  fortalecem o sistema cardiorrespiratório e tonificam os músculos, além da queima calórica e interação social que ocorre nas aulas.

Veja abaixo um exemplo de uma aula de Hidro Circuito (série de exercícios que podem ser desenvolvidos):

01.  Aquecimento
Corrida com elevação dos joelhos até a altura dos quadris e com os braços flexionados alternados com as pernas. Voltando de costas, batendo pernas à frente do corpo e mexendo os braços para dentro e para fora para dar equilíbrio.


02. Parte interna das coxas 
Em pé, pés inteiros apoiados no chão, pernas mais afastadas que a largura dos quadris, braços ao longo do corpo. Salte o mais alto que conseguir, junte e afaste as pernas estendidas no alto e volte ao chão com as pernas estendidas e os pés apoiados, como na posição inicial.


 
03. Peito e costas
Com os braços semiflexionados e abertos na linha dos ombros, a palma das mãos virada uma para a outra e os dedos unidos, feche os braços e abra de novo, empurrando a água com força a cada movimento.



04.  Abdômen

Em pé, com o espaguete atrás das costas e a ponta passando embaixo dos braços, dê um salto curto, eleve os joelhos e estenda as pernas para frente, chutando a água até fazer espuma.


05.  Tríceps

Em pé, pés inteiros apoiados no chão, pernas afastadas na largura dos quadris, segure o espaguete pelo meio com as duas mãos, a palma virada para baixo e os cotovelos flexionados a 90 graus. Empurre o espaguete para baixo até estender os braços e volte.


06.  Glúteo e lateral das coxas

Em pé, pés inteiros apoiados no chão, pernas unidas, braços ao longo do corpo. Salte o mais alto que conseguir, afaste e una as pernas estendidas no alto e volte ao chão com as pernas juntas e os pés apoiados, como na posição inicial.

07.  Abdômen

Em pé, com o espaguete atrás das costas e a ponta passando embaixo dos braços, dê um salto curto, eleve os joelhos e estenda as pernas para a direita, inclinando o corpo para a esquerda. Puxe os joelhos flexionados em direção à cintura e, sem colocar os pés no chão, estenda as pernas para a esquerda, inclinando o tronco para a direita.


08.  Parte anterior e posterior das coxas

 Em pé, perna esquerda flexionada a 90 graus para trás com o peito do pé apoiado no meio do tubo, braços abertos para os lados. Empurre o espaguete para baixo estendendo a perna direita e volte. Repita com a outra perna. 


09. Glúteos e coxas
 Em pé, perna direita flexionada a 90 graus com o pé apoiado no meio do tubo um pouco à frente do corpo, braços abertos para os lados. Estenda a perna direita para baixo, empurrando o tubo até o chão, e volte. Depois, repita com a outra perna. 



Esse é apenas um exemplo de Hidro Circuito dentro de uma infinidade de possibilidades de exercícios que o profissional pode executar em suas aulas de HIdroginástica. Porém, não basta conhecer os exercicios, técnicas etc. O profissional que ama o que faz, faz toda a diferença!


Hidrobeijos,
Professora Joana Angélica 
Há 24 anos cuidando do seu bem-estar físico, mental e social