domingo, 27 de março de 2011

HIDROBALL


Hidroball 

Olá Pessoal! 
Dentre as diversas aulas que desenvolvo, a Hidroball é uma delas. Saiba como funciona... 
A Hidroball é uma variação da hidroginástica onde, como o próprio nome sugere, exercita-se usando uma bola como implemento na execução dos movimentos. É uma aula criativa com músicas apropriadas, os movimentos são balanceios e exercícios de local. A bola deve ser de borracha leve e de tamanho que fique confortável para o aluno sustentar. As bolas apresentam tamanhos variados. Para se ter uma ideia  a tamanho número 08, por exemplo, possui dimensão de 11,8 cm. 10 possui dimensão de 13 cm. № 12 apresenta dimensão 15,6cm. Já a № 14 apresenta dimensão de 20 cm.
Este acessório aumenta a intensidade dos exercícios, quanto  maiores, maior a resistência gerada na água. Dá para trabalhar vários níveis de resistência, quando os exercícios são feitos com a esfera na superfície da piscina, a força empregada é menor, se ela estiver submersa, porém, a dificuldade para fazer os movimentos é enorme, trabalhando mais a musculatura. Por isso, O profissional que trabalha com a Hidroball deve ficar atento para que os alunos não fiquem por um  período prolongado sustentando a bola imersa, principalmente aqueles que têm artrose, reumatismo, para que não  venha causar desconforto nos membros superiores principalmente nas mãos dos mesmos.
A vantagem de se fazer Hidroball é a melhora dos níveis de força dos grupos musculares dos membros superiores e abdomen.
Saúde e Paz a todos!
Joana Angélica

           Abaixo, aula de Hidroball da Joana Angélica HIDROGINÁSTICA.
  







sábado, 19 de março de 2011

HIDROGESTANTE

Há alguns meses escrevi uma matéria sobre Hidroginástica para Gestante e hoje retomo ao tema já que atendo também a essa clientela e fico feliz em recebê-las nas minhas aulas de hidro...O exercício durante a gravidez é benéfico, mas necessita de recomendação do obstetra e orientação especializada. 
Mas, como é realizado o planejamento da aula para as futuras mamães? 
Cada etapa da hidroginástica tem um objetivo a ser atingido, mas o conjunto  está sempre voltado ao trabalho do corpo e mente. Os exercícios realizados são: alongamento, atividade aeróbia de baixo impacto ou ausente dele como a Deep -Water que beneficia a gestante em diferentes aspectos, em especial diminui a ação das forças gravitacionais, o que facilita suportar o peso corporal, ajuda a manter o equilíbrio durante a execução dos exercícios e  propicia também a diminuição do impacto nas articulações. Exercícios de fortalecimento muscular principalmente peitoral, glúteos, adutores e assoalho pélvico. Vejamos o que seja Assoalho Pélvico: O fundo da pelve óssea (bacia) termina numa cavidade em forma de funil chamada cavidade pélvica, que contém os órgãos pélvicos (útero, ovários, bexiga...). O fundo deste funil (que na mulher adulta tem cerca de 10 cm de diâmetro) é fechado por uma espécie de "cama elástica" chamada assoalho pélvico. O assoalho pélvico é formado por 13 músculos, conhecidos em conjunto como musculatura do assoalho pélvico (MAP), auxiliados por fáscias e ligamentos (que funcionam como elásticos biológicos).
Todas as situações que aumentam a pressão intra-abdominal como tossir, espirrar, rir, levantar objetos pesados, praticar esportes - principalmente musculação  - sobrecarregam a MAP, como qualquer outro músculo do corpo. Se a MAP não está forte o suficiente para responder a estes esforços ela pode ir acumulando lesões e enfraquecendo progressivamente.
Durante a gestação a musculatura do assoalho pélvico sofre um prolongado teste de resistência. Sustentando, além dos órgãos pélvicos, o bebê, o novo útero e todos os demais anexos embrionários (placenta, cordão umbilical, etc), o aumento de peso varia normalmente de 10 a quase 20 kg (sendo o ideal 11 kg).
Neste período, uma MAP forte oferece maior apoio ao útero, reduzindo a pressão sobre a bexiga e diminuindo as dores lombares, tão comuns às gestantes, especialmente nos últimos meses.
O parto é o maior teste de força, resistência e elasticidade para todo o assoalho pélvico, especialmente para a musculatura. Uma MAP forte permite uma recuperação melhor e muito mais rápida. (Esclarecido então?).
No trabalho emocional são feitos exercícios respiratórios que ajudam a melhorar a parte circulatória e respiratória da gestante, fazendo com que a gestante fique mais relaxada, com menos ansiedade e ajuda ainda a melhorar a auto-estima e o autocontrole.
 A prática de atividades físicas durante a gestação traz inúmeras vantagens e é totalmente indispensável para o bem-estar da gestante, mas nunca deve ser feita sem a orientação de um Educador Físico habilitado. Os exercícios permitem a redução do percentual de gordura, ajudam no fortalecimento da musculatura, melhoram a capacidade cardiorrespiratória, diminuem a percepção de dor no parto e realizam o relaxamento muscular. Para mulheres sedentárias, o mais indicado é a prática de atividades dentro da água, pois o impacto é menor. Além da hidroginástica é indicado também a prática de atividades físicas como: alongamento e caminhada. 
A atividade física estimula a produção de endorfina que é responsável pela sensação de bem-estar e bom humor. A hidroginástica facilita movimentos que fora da água são difíceis de serem exercitados pela gestante e, ainda ensina o jeito certo de respirar nas horas das contrações, diminui as dores lombares, mexe com a circulação, ajuda a tranquilizar e a relaxar, os movimentos possibilitam o oxigenamento perfeito do bebê porque a respiração da mãe melhora e ainda proporciona um maior contato com o bebê. 

Venha praticar hidroginástica e ajude a aliviar a tensão dos músculos e a retenção hídrica durante a gravidez!
Saúde e Paz a todos em especial às minhas gestantes!

Abaixo imagens de algumas gestantes da Joana Angélica HIDROGINÁSTICA
(São recentes, a câmara que estava com a data desconfigurada)



Mariana que ganhou  nenem durante a edição desta matéria 18/03/11 Parabénss Mary!!!!

Deus proteja e ilumine Maria Rita e toda a família, são os votos da família Joana Angélica HIDROGINÁSTICA.




quinta-feira, 3 de março de 2011

HIDROFOLIA - Aula temática



            Por ser o carnaval considerado uma das festas mais tradicionais do nosso país e por estar em plena época, a Joana Angélica Hidroginástica não poderia deixar passar em branco. A aula Hidro-temática escolhida para este mês de março foi o tema “carnaval”.

É alegria!
É animação!
É descontração!
É CARNAVAL!

           A HIDROFOLIA é nota 10 nos quesitos Saúde e animação. É uma aula temática com o intuito de proporcionar uma aula de hidro lembrando todo o clima festivo do carnaval. Animada e bem descontraída, com marchinhas carnavalescas, adereços e coreografias. Tudo isso com o ritmo, a energia e a alegria contagiante de sempre.

            Aqui na Joana Angélica Hidroginástica o nosso carnaval é em ritmo de alegria, cuidando da saúde e queimando calorias de forma original e saudável.

            Nesta aula a ordem é pular, brincar e se divertir!


CONFIRA AS IMAGENS:

  
 
 
 
  
 
 
 
" Ó abre alas
Que eu quero passar/ 
Ó abre alas Que eu quero passar......"

 


                               

" Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô/
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô............... '


 









 



 





"Oh! Jardineira porque estás tão triste?
Mas o que foi que te aconteceu?..."






"Mamãe eu quero, mamãe eu quero,
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta! Dá a chupeta! Ai! Dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!............"












Ô balancê balancê
Quero dançar com você
Entra na roda morena pra ver
Ô balancê balancê........